A todos os leitores...

Bem-vindos!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Slogan de Fernando Pessoa


'Primeiro estranha-se, depois entranha-se', foi o slogan que Fernando Pessoa fez para a Coca-Cola.


Com isto, o conhecido poeta queria dizer, muito provavelmente, o que vai de encontro à minha opinião: olhando para a Coca-Cola, com aquela cor castanha e todas as borbulhas causadas pelo gás, dá vontade de beber? Bom, a mim dá, porque já é um vício. Mas à maioria das pessoas, não. No entanto, quando se prova, é evidente que o sabor é especial e, na minha opinião, dos melhores que se pode experimentar!
Aconselho um copinho de Coca-Cola!

sábado, 20 de setembro de 2008

*Texto Narrativo*

Naquele belo dia de sol, nada previa a tragédia que se avizinhava. Já passava da hora quando o Leonardo chegou.
- Boa tarde. - Saudou, sem grandes indícios de simpatia. Era o seu primeiro dia de trabalho no estábulo da Quinta do senhor João e ainda não conhecia ninguém. Quando me viu, acenou-me e eu apressei-me a pô-lo à vontade.
- Está tudo bem? - Perguntei.
- Sim, obrigado. - Respondeu ele. - Já viste o patrão, hoje?
- Ainda não chegou.
- Hum...obrigado, então. - Agradeceu o Leonardo, dando meia volta em direcção ao estábulo.
Perto dos cavalos, parecia outro. Sorria sozinho e, quem não o conhecia, até cometia o erro de dizer que ele é simpático. O Leonardo não tinha lido o regulamento da Quinta, por isso, contra as regras, montou o Flecha, o cavalo mais rápido que tínhamos.
- Eh, cuidado com esse! - Avisou o Alfredo, sem efeito.
O Leonardo perdeu o controlo do Flecha e, quando demos por ele, estava a sangrar no chão.

terça-feira, 1 de julho de 2008

*As tão esperadas férias*


Bem...parece que chegou o Verão!

Finalmente, as férias!

A quem interessar, consegui um 16 a Português que, com a ajuda de outras disciplinas, me concedeu a entrada no Quadro de Excelência da minha escola!

Parece que estes trabalhos publicados serviram para alguma coisa!

Resta-me desejar a todos umas boas férias e que aproveitem o Verão de 2008 da melhor maneira possível! Para o ano há mais!

Beijinhos e abraços!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

*Os Sonhos dos Jovens*


Hoje em dia, a maioria dos jovens não tem objectivos. No entanto, os que têm, só querem sucesso. Um sucesso que advém da fama, de ser célebre.
Existem cada vez mais modelos, cantores e actores adolescentes. Não será exploração infantil? O importante é saber conciliar várias coisas. Há a escola, os sonhos e as pessoas. Os jovens sonham ser célebres. Muitas vezes, acabam por sofrer com isso. Todos querem riqueza, fazendo pouco por isso.
As crianças não são assim. Só querem um brinquedo e alguém com quem partilhá-lo. Os adultos querem uma família e estabilidade económica. Os jovens, por sua vez, quase nem pensam nisso. São raros os que sonham com essas coisas. Atenção: isto não significa que sou contra os sonhos! Eu própria tenho um e luto por ele. Aconselho a não desistirem dos sonhos e sugiro que tenham cuidado. Às vezes, durante o percurso até à realização desses sonhos, aparecem muitos obstáculos.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

*Crónica: Violência nas Escolas*


No tempo de Salazar, os alunos não falavam sem serem solicitados. Actualmente, talvez se verifique o contrário. Por vezes, os professores são desrespeitados e agredidos pelos alunos. Estes criam danos morais e até físicos aos professores.
O último caso, no Liceu Carolina Michaellis, tem andado nas bocas do Mundo. Foi descoberto no "YouTube" e gerou debates, crónicas, opiniões...o certo é que a violência nas escolas continua. Só se fala nos problemas quando eles acontecem. Aliás, nunca se evitam.
As pessoas associam a violência nas escolas ao desrespeito aos professores. As escolas estão replectas de violência...de vários tipos. Há desrespeito pelos professores, pelos alunos...na maioria das vezes, tudo isso fica escondido.
É necessário que se alerte toda a comunidade para estes problemas. A educação parte de casa e é na escola que se reflecte. É preciso sensibilizar as pessoas. Há que tratar destes casos e arranjar soluções.

segunda-feira, 10 de março de 2008

*Crónica: a influência dos media nas opiniões*


Quando se criaram as tecnologias, o suposto era sermos nós os seus donos, mas hoje em dia está mais que provado que são elas que nos controlam. Vieram para nos facilitar a vida e, no final, somos nós os robôs.
Os meios de comunicação social (ou media) são o grande e, a meu ver, maior exemplo de influência na vida humana. No mundo actual, já ninguém tem opinião formada. Parecemos uns papagaios. Basta ouvirmos o Dr. X a dizer tal coisa na "Antena Não-Sei-Quê" e repetimos isso como se fosse palavra sagrada. Nem as peixeiras apregoam o peixe tão bem! Sinceramente, nem sei como ainda ninguém se lembrou de escrever uma Bíblia com tudo o que vem nos jornais, na rádio ou na televisão. Aliás, até devia ser criada uma religião com o nome de "tecnologismo". Eu convertia-me logo, porque dei-me conta de que as tecnologias nos controlam ainda mais que qualquer Deus.
Se repararmos bem, em qualquer parte do mundo, as pessoas têm quase todas as mesmas opiniões (talvez por isso vivamos numa sociedade tão inculta e limitada). Já ninguém discute nada e até nos debates os opositores acabam por chegar às mesmas conclusões. Se compararmos, um indivíduo doutorado acaba por pensar da mesma maneira que um outro sem escolaridade. E porquê? Porque ambos têm televisão em casa.
Vejamos: toda a gente já ouviu falar no caso Maddie, certo? E podem acreditar que, até mesmo quem só ouviu uma ou duas frases acerca desse assunto, já tem opinião formada. Formada, é como quem diz...formada pelos outros! A prova disso é que, de um momento para o outro, o casal McCann passou de vítimas a culpados aos olhos do povo sem qualquer tipo de explicação. Neste momento, toda a gente fala mal dos pais da criança, mas se formos para a rua perguntar "Porque é que o casal McCann é culpado?", ninguém nos sabe responder. Quanto muito, dizem "Porque sim" (a típica resposta do Zé Povinho). Mas não é "porque sim", é porque os media dizem que sim! As pessoas ouviram dizer que McCann são culpados e convenceram-se cegamente disso. Depois, ai de quem diga o contrário! Mas, se for preciso, daqui a uma semana mudam todos de opinião porque um doutor qualquer foi à televisão negar tudo. E lá vai rebolando a bolinha de neve...

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A Poesia é...


A Poesia é amor, é alegria, é saudade
A Poesia não é mentira, mas sim verdade
A Poesia abre portas para novos Mundos
A Poesia é tudo, tudo, tudo

A Poesia chora, grita e ri
A Poesia serve para mim, serve para ti
A Poesia é vida, tão simples e modesta
Em cada cubo, a Poesia é uma aresta

A Poesia cala, consente
A Poesia fala e sente
A Poesia opina, critica, ama, odeia
A Poesia é tudo o que nos rodeia

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

*Ser Poeta*

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior

Do que os homens! Morder como quem beija!

É ser mendigo e dar como quem seja

Rei do Reino de Aquém e de Além-Dor!



É ter de mil desejos o esplendor

E não saber sequer que se deseja!

É ter cá dentro um astro que flameja,

É ter garra e asas de condor!



É ter fome, é ter sede de Infinito!

Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...

É condensar o mundo num só grito!



E é amar-te, assim perdidamente...

E seres alma e sangue e vida em mim

E dizê-lo, cantando, a toda a gente!



(Florbela Espanca - Charneca em Flor (1931)

Teia de Abordagens: o Blog.

Olá a todos!
Este blog foi criado para publicar alguns trabalhos pedidos pelo meu professor de Português, César Galocha.
Espero que se revele interessante e que possa ter alguma utilidade para quem o visitar!

Joana Rosa.