O Parnasianismo foi um movimento literário maioritariamente poético, contemporâneo do Realismo-Naturalismo que teve origem na França no século XIX. A palavra parnasianismo vem de Parnaso, nome de um montegrego, que segundo a mitologia era a morada de Apolo, deus das artes. O Parnasianismo não é só uma manifestação das características realistas e naturalistas da prosa em forma de poesia. O Parnasianismo não se preocupava com o quotidiano, a descrição dos costumes da época e com o cientificismo, como o Realismo.
Algumas das principais características do parnasianismo sao: Esteticismo, Impassibilidade, Poesia descritiva, Retomada dos modelos clássicos e Perfeição formal.
Cesário Verde e as suas composições poéticas enquadram-se também no Parnasianismo que defende “a arte pela arte”. Juntando o realismo com o impressionismo e o Parnasianismo, os poemas de Cesário Verde tornam-se autênticas representações quase iguais a pinturas da realidade devido à utilização de uma linguagem colorida, à musicalidade e à perfeição formal.
Sem comentários:
Enviar um comentário